Perguntas frequentes

  • A psicoterapia demonstra-se eficaz na intervenção numa vasta gama de condições — desde ansiedade e depressão até transtornos alimentares, dificuldades de relacionamento e traumas, entre outros —promovendo compreensão e, consoante a vontade de cada cliente, a mudança.

    Para um técnico ser psicoterapeuta, tem de ter uma especialização adicional à sua formação académica (habitualmente na área da psicologia ou medicina). Existem várias abordagens de psicoterapia. Na COPE- Coletivo de Psicoterapia, existem técnicos com especialização na área de Psicoterapia Existencial, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa, Terapia Focada nas Emoções e Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR). Se precisar de ajuda compreender qual a abordagem que mais se adequa a si, leia este artigo.

  • A psicologia clínica e a psicoterapia são duas áreas intimamente relacionadas, mas distintas, dentro do amplo campo da psicologia.

    A psicologia clínica é uma disciplina que se concentra no estudo do comportamento humano e nos processos mentais, com ênfase na compreensão do funcionamento mental. Os psicólogos clínicos podem trabalhar em diversas áreas, incluindo saúde mental, educação e psicologia ocupacional e organizacional. Os psicólogos podem estar envolvidos em diagnóstico, avaliação e tratamento de uma ampla gama de condições psicológicas, utilizando abordagens baseadas em evidências científicas.

    Por outro lado, a psicoterapia é uma forma específica de tratamento psicológico que envolve a interação entre um terapeuta e um cliente (ou paciente) com o objetivo de resolver problemas emocionais, comportamentais ou interpessoais. Os psicoterapeutas podem trabalhar com indivíduos, grupos, casais ou famílias, tendo uma especialização específica numa variedade de abordagens terapêuticas, como terapias cognitivo-comportamentais, terapias psicodinâmicas, terapias humanistas e integrativas, entre outras.

  • A psicoterapia é recomendada para qualquer pessoa que sinta que tem questões emocionais, comportamentais ou psicológicas que estão a afetar negativamente a sua qualidade de vida, relações, trabalho ou bem-estar geral.

    Noutra vertente, a psicoterapia é também recomendada para quem procura aumentar o seu autoconhecimento e promover o seu desenvolvimento pessoal.

    Alguns dos pontos que comumente levam as pessoas a procurar psicoterapia e para os quais esta revela resultados eficazes são:

    -Sensação de assoberbamento e falta de soluções

    -Dificuldade em lidar com emoções

    -Problemas relacionados com ansiedade

    -Problemas relacionados com sintomatologia psicopatológica

    -Alterações no comportamento ou nos hábitos (alimentação, sono, consumo excessivo de álcool ou outras substâncias, etc)

    -Acontecimentos de vida traumáticos

    -Dificuldades nas relações pessoais

    -Procura de maior autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

  • A duração da psicoterapia é uma questão comum, mas cuja resposta varia significativamente em cada caso. Não existe um período de tempo fixo, pois a psicoterapia é um processo personalizado, adaptado às necessidades e objetivos de cada cliente.

    O tempo necessário para a terapia depende de fatores como os objetivos terapêuticos estabelecidos em conjunto pelo cliente e o terapeuta, a complexidade de temas abordados, a frequência das sessões, entre outros fatores.

    O processo psicoterapêutico é dinâmico e os objetivos podem evoluir ao longo do tempo, o que pode influenciar a duração da terapia. A decisão sobre a continuidade ou conclusão da terapia deve ser ponderada em conjunto, respeitando o ritmo e as necessidades do cliente, com o apoio e a orientação do terapeuta.

  • As sessões de psicoterapia têm um valor de 55 euros por sessão, as de psiquiatria de 65 euros por sessão, os processos de avaliação psicológica diferem consoante o pedido.

  • O pagamento das sessões é estabelecido mediante acordo entre o terapeuta e o cliente. Recomenda-se que, no início das sessões, o cliente fale com o terapeuta para definirem a modalidade mais adequada de processamento dos pagamentos.